Conselhos, Cômites e Diretoria

Conselho de Administração

O Conselho de Administração deve ser formado por no mínimo sete e no máximo onze membros, dos quais pelo menos 20% devem ser Conselheiros Independentes, em linha com a definição expressa pelo Regulamento de Listagem do Novo Mercado. Os conselheiros são eleitos em Assembléia Geral com mandato de dois anos, sendo permitida a reeleição. Nosso Conselho de Administração reúne-se, ordinariamente, uma vez a cada três meses e, extraordinariamente, sempre que convocado por seu Presidente ou por seu Vice-Presidente, preferencialmente em nossa sede. As Atas das Reuniões são disponibilizadas ao público.

Nosso Conselho de Administração é um órgão de deliberação colegiada, responsável pelo estabelecimento das nossas políticas e diretrizes gerais de negócio, incluindo a nossa estratégia de longo prazo, o controle e a fiscalização de desempenho. É responsável também, dentre outras atribuições, pela supervisão da gestão dos nossos diretores.

Os membros atuais do Conselho de Administração da Companhia foram eleitos na AGO/E realizada em 29 de abril de 2016, com mandato unificado de 2 (dois) anos, encerrando-se na data da Assembleia Geral Ordinária da Companhia que aprova as contas do exercício de 2017.

Nome Posição Data de eleição Término do mandato

Wilson Nélio Brumer é graduado em Administração de Empresas pela FUMEC, em Belo Horizonte (Minas Gerais), em 1975. Entre 2003 a 2007, foi Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de Minas Gerais, coordenador do Grupo de Fomento Estratégico do Estado de Minas Gerais, presidente e membro do Conselho de Administração da CEMIG, presidente do Conselho de Administração da CODEMIG, presidente do conselho superior do INDI e vice-presidente do conselho de administração do BDMG. Anteriormente, diretor presidente e vice-presidente do conselho de administração da Companhia Vale do Rio Doce, diretor presidente e vice-presidente do conselho de administração da Acesita S.A., presidente da BHP Billiton no Brasil. Exerceu o cargo de conselheiro de diversas companhias e associações, incluindo a Usiminas, Localiza S.A., Embraer S.A., Light S.A. e Omega Energia Renovável S.A.. Entre 2010 e janeiro de 2012, foi diretor presidente da Usiminas.

Ricardo Ribeiro Valadares Gontijo é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participou do Senior Executive Programme pela London Business School. Atua na Direcional desde julho de 2004, onde iniciou sua carreira como Diretor Comercial e atualmente é Diretor Vice-Presidente Executivo.

Ricardo Valadares Gontijo é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo recebido menção honrosa no curso. É sócio fundador de nossa Companhia, onde atua como Diretor Presidente desde 1981. Atuou como diretor de obras da construtora Andrade Valladares de 1974 a 1984, período em que coordenou aproximadamente 35 engenheiros na construção de diversos conjuntos habitacionais.

Ana Lúcia Ribeiro Valadares Gontijo é graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais. Com larga experiência no segmento de Empreendimentos Populares, iniciou sua trajetória como assistente de engenharia e depois como engenheira da construtora Andrade Valladares, onde trabalhou de 1979 até 1981. De 1984 a 2007 exerceu o cargo de Diretora Administrativa em nossa Companhia.

Ana Carolina Ribeiro Valadares Gontijo Valle é graduada em Direito pela Faculdade Milton Campos. Atua em nossa Companhia desde 2006 na gestão dos contratos de financiamentos à produção e demais contratos financeiros.

Luiz André Rico Vicente é graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo desempenhado cargo de professor dessa instituição de 1965 a 1995 e exercendo, ainda, muitos outros cargos públicos, entre os quais o de Diretor de Planejamento e Controle do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais-BDMG, Presidente do Instituto de Desenvolvimento Industrial de Minas Gerais-INDI, Secretário Geral do Ministério da Indústria e Comércio, Presidente da USIMINAS, Secretário Nacional de Minas e Metalurgia, Assessor Especial da Secretaria de Estado de Indústria e Comércio de Minas Gerais. Membro de vários Conselhos de Administração - FOSFERTIL, BNDES, ACESITA - e Deliberativos - SUDENE, SUFRAMA. Foi, também, Presidente do Conselho de Administração da Companhia Vale do Rio Doce-CVRD. Foi Diretor-Presidente da AÇOMINAS.

Formado em administração de empresas pela FGV - SP em 2002. Ingressou em abril de 2002 na Claritas investimentos na área de renda variável. Inicialmente começou sua atuação como trader, passando, após um período de 2 anos, para análise de empresas. Tornou-se sócio em janeiro de 2008 e hoje trabalha na gestão dos fundos de equity da empresa sendo responsável pela cobertura do setor de Bancos, Construção, Shoppings, Agribusiness e Papel e Celulose. Além das Atividades da Claritas, participa do Conselho Fiscal da Tereos Internacional SA desde Agosto de 2011.

Conselho Fiscal

As principais responsabilidades do conselho fiscal consistem em fiscalizar as atividades da administração, rever as demonstrações financeiras da companhia aberta e reportar suas conclusões aos acionistas. A Lei das Sociedades por Ações exige que o conselho fiscal seja composto por, no mínimo, três e, no máximo, cinco membros efetivos e o igual número de suplentes.

O Estatuto Social da Companhia prevê um conselho fiscal de caráter não permanente. O conselho fiscal foi instalado, pela primeira vez, em AGO/E realizada em 30 de abril de 2014. Os membros atuais do Conselho Fiscal da Companhia foram eleitos na AGO/E realizada em 29 de abril de 2016, com mandato unificado de 1 (um) ano, encerrando-se na data da Assembleia Geral Ordinária da Companhia que aprova as contas do exercício de 2016.

Membros

Rafael Rodrigues é o diretor de renda variável da Rio Bravo desde janeiro de 2009. Rafael ingressou na Rio Bravo em 2006 como analista de renda variável em nosso fundo de valor e ativismo. Antes da Rio Bravo, Rafael trabalhou por seis meses na mesa de renda variável da Corretora Ativa, e foi por dois anos consultor da Accenture. Exerceu por dois anos a função de conselheiro fiscal da Cremer, e foi membro do conselho de administração da Copasa. Rafael é formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, e se tornou um Chartered Financial Analyst em 2011.

Pós-graduado em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria pelo Business Institute da Fundação Getúlio Vargas, Graduado em Ciências Contábeis pelo Instituto Newton Paiva Ferreira e em Licenciatura Plena (Matérias Técnicas Profissionalizantes) pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Desde 1999 exerce o cargo de Controler da empresa Action Agenciamento de Cargas Ltda (Sucessora de Merzario do Brasil Ltda e Luigi Serra do Brasil Ltda), que atua no mercado de Logística Intermodal de Transportes Internacionais e Comissária de Despachos Aduaneiros. Foi Gerente Contábil da Fasal S.A. Com. e Indústria de Produtos Siderúrgicos (hoje Soluções Usiminas) no período de 1993 a 1999 tendo participado no processo de Fusão Parcial da Usiminas e na criação do Porto Seco - Eadi Grambel. É Sócio responsável do Escritório Contábil Ltda desde 1990.Declaro não estar incurso em nenhum crime previsto em Lei e não existir qualquer outro impedimento cuja pena vede o exercício de minha atividade profissional ou comercial.

Formado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos - FDMC, em Nova Lima (Minas Gerais), em 2000, com especialização em Direito de Empresas pela Universidade Gama Filho e em Gestão com ênfase em Negócios pela Fundação Dom Cabral - FDC. Conselheiro de Administração Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC. Entre 2003 a 2007, trabalhou na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de Minas Gerais, primeiramente como Assessor Jurídico, depois como Chefe de Gabinete. Entre 2007 e 2008, trabalhou na Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais - CODEMIG, como assessor da presidência. Desde 2008 trabalha na Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S.A. - USIMINAS, tendo atuado como Assessor de Relações Governamentais e atualmente como Secretário de Governança. Desde 2011 integra a Comissão de Secretaria de Governança do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa - IBGC. Não possui condenações criminais, administrativas ou que o tenha suspendido ou inabilitado para a prática de atividade profissional ou comercial qualquer.

Comitês

A Direcional conta com um Comitê Executivo que tem como finalidade auxiliar e fazer recomendações ao Conselho de Administração, com relação à condução dos negócios e recomendação acerca de matérias tratadas no âmbito do plano estratégico. O Comitê Executivo funciona em caráter permanente e não possui poder deliberativo.

O Estatuto Social estabeleceu que o Comitê Executivo deverá ser composto por quatro membros, eleitos pela Assembléia Geral, para um mandato unificado de dois anos, podendo ser reeleitos e destituídos a qualquer momento pelo Conselho de Administração.

Os membros do Comitê Executivo, no exercício de suas atribuições, farão recomendações por consenso ao Conselho de Administração, não fazendo jus a qualquer remuneração, salvo eventual remuneração mínima exigida por lei. O Comitê Executivo é composto atualmente pelo Diretor Presidente, Diretor Financeiro e de Relações com Investidores, Diretor Superintendente e Comercial e pela Gerente do Departamento Jurídico Laura Ribeiro Henriques.

Membros

Ricardo Valadares Gontijo é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo recebido menção honrosa no curso. É sócio fundador de nossa Companhia, onde atua como Diretor Presidente desde 1981. Atuou como diretor de obras da construtora Andrade Valladares de 1974 a 1984, período em que coordenou aproximadamente 35 engenheiros na construção de diversos conjuntos habitacionais.

Ricardo Ribeiro Valadares Gontijo é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participou do Senior Executive Programme pela London Business School. Atua na Direcional desde julho de 2004, onde iniciou sua carreira como Diretor Comercial e atualmente é Diretor Vice-Presidente Executivo.

O Sr. José Carlos Wollenweber Filho é graduado em Engenharia Elétrica e mestre em Ciências Econômicas e Financeiras ambas pela PUC/SP, possui MBA pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e detém vasta experiência profissional no mercado imobiliário brasileiro, com destaque para atuação com Diretor Financeiro e de Relações com Investidores na Direcional Engenharia S.A. entre agosto de 2010 e novembro de 2014. O Sr. Carlos atuou como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores na Locamérica - Companhia de Locação das Américas, entre 2014 e 2016. Também atuou como Controller na BR Properties, no período de 2007 a 2009, e como gerente da Gafisa no período de 2001 a 2005.

Laura Henriques é advogada, graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, e pós graduada em Direito do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes. Atua na companhia desde 2005 e atualmente ocupa o cargo de Diretora do Departamento Jurídico e Documentação.

Diretoria Executiva

Os diretores eleitos são os representantes legais da Companhia, responsáveis pela administração dos negócios em geral e pela prática de todos os atos necessários ou convenientes para tanto, ressalvados aqueles para os quais seja por lei ou pelo Estatuto Social atribuída a competência à Assembléia Geral ou ao Conselho de Administração.

De acordo com o Estatuto Social, a Diretoria é composta por no mínimo dois e no máximo sete membros, acionistas ou não, residentes no País, eleitos pelo Conselho de Administração para um mandato de dois anos, podendo ser reconduzidos, devendo permanecer em seus cargos até a eleição e posse de seus sucessores.

Atualmente, a Diretoria é formada por quatro membros, com mandato até a Assembléia Geral Ordinária que aprova as contas relativas ao exercício social a ser encerrado em 31 de dezembro de 2017.

Nome Posição

Ricardo Valadares Gontijo é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo recebido menção honrosa no curso. É sócio fundador da Companhia, onde atua como Diretor Presidente desde 1981. Atuou como diretor de obras da construtora Andrade Valladares de 1974 a 1984, período em que coordenou aproximadamente 35 engenheiros na construção de diversos conjuntos habitacionais.

Ricardo Ribeiro Valadares Gontijo é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Participou do Senior Executive Programme pela London Business School. Atua na Direcional desde julho de 2004, onde iniciou sua carreira como Diretor Comercial e atualmente é Diretor Vice-Presidente Executivo.

O Sr. José Carlos Wollenweber Filho é graduado em Engenharia Elétrica e mestre em Ciências Econômicas e Financeiras ambas pela PUC/SP, possui MBA pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology) e detém vasta experiência profissional no mercado imobiliário brasileiro, com destaque para atuação com Diretor Financeiro e de Relações com Investidores na Direcional Engenharia S.A. entre agosto de 2010 e novembro de 2014. O Sr. Carlos atuou como Diretor Financeiro e de Relações com Investidores na Locamérica - Companhia de Locação das Américas, entre 2014 e 2016. Também atuou como Controller na BR Properties, no período de 2007 a 2009, e como gerente da Gafisa no período de 2001 a 2005.

O Sr. Guilherme de Rezende Castanheira é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e possui pós-graduação em Engenharia Financeira pelo IEC PUC Minas. Atua na companhia desde 2015 exercendo a função de Superintendente de Obras. Ao longo de sua trajetória, foi diretor de engenharia  na empresa EESA Engenharia S.A  na qual atuou durante 21 anos.  Atuou em grandes obras de engenharia para a Petrobras e Vale S.A..

 

logo Direcional

Rua dos Otoni, 177, Bairro Santa Efigênia

Belo Horizonte - MG | Cep 30150-270

Central de vendas: (31) 4020-0400 | Sede administrativa: (31) 3431-5400

© 2015 Copyright Direcional.
Todos os direitos reservados

imgCapctha